VII Encontro de Zootecnia: Produção Animal

 

O VII Encontro de Zootecnia ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de setembro de 2016, na Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu com temas relacionados à produção animal.

Nos dois primeiros dias foram ofertados três minicursos por dia e no último foi realizado o dia de campo, formado por três grupos que puderam desfrutar de diferentes experiências práticas.

Os minicursos ofertados foram: Fisiologia do Cavalo Atleta, Cães Pastores, Suplementação Nutricional de Bovinos, Odontologia Equina, Animais Peçonhentos e Controle de Raiva. No dia de campo, o público presente pode usufruir de estações práticas com os temas de Manejo e Cuidados na Criação de Bezerras, Controle Estratégico de Carrapatos, Gestão em Pecuária Leiteira e Quiropraxia Equina.

Nesta edição, o evento contou coma participação de 49 voluntários entre alunos bolsistas de extensão, de iniciação científica e de inovação; além de monitores, professores, discentes voluntários e funcionários da Fazenda Escola. O evento ofereceu almoço, espaço empresarial, café da manhã e café da tarde durante todos os dias do evento. A UFF também disponibilizou transporte para os participantes de ida e de volta para FECM, partindo de Niterói. O VII Encontro de Zootecnia contou com o público de 243 participantes. Além dos alunos da UFF, alunos mais de seis outras universidades participaram do evento, dentre elas Unigranrio, UFRRJ, Estácio de Sá, Castelo Branco, Anhanguera, USS.

Segundo as fichas de avaliação, a maioria dos participantes avaliou os minicursos, bem como o evento como um todo excelentes. Em relação às estações práticas, os participantes avaliaram-nas entre bom e excelente, sendo que as estações de Quiropraxia Equina e de Manejo e Cuidados na Criação de Bezerras foram avaliadas como excelente pela maioria dos participantes. O VII Encontro de Zootecnia contou com o apoio da UFF-PROEX, da Faculdade de Veterinária, da FAPERJ, do Conselho Regional de Medicina Veterinária – RJ, da Secretaria de Agricultura e Pecuária, bem como dos palestrantes e de empresas colaboradoras: MSD Saúde animal, Biogénesis Bagó, DSM, Tortuga e Cia do Leite.