VI Encontro de Zootecnia: Produção Animal

 

O VI Encontro de Zootecnia ocorrereu nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2015, na Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu (FECM), com temas realizados à produção animal. No dia 24 foram realizados três minicursos e nos dias 25 e 26 foram realizados os módulos de difusão de tecnologia voltados à bovinocultura de leite, bovinocultura de corte e equideocultura.

As opções de minicursos foram: Inseminação Artificial em Ovinos, Manejo Integrado e Utilização de Probióticos na Alimentação do Gado de Leite e Ultrassonografia em Equinos. No segundo dia do evento, ocorrereu o Módulo Azul de Difusão de Tecnologia, no qual foram abordados os temas: Vacinas e Doenças Reprodutivas no Gado de Leite, Nutrição e Manejo de Bezerras de Leite, Boas Práticas de Ordenha no Controle da Mastite e na Melhoria da Qualidade do Leite e Fisiologia do Cavalo Atleta. Já no Módulo Amarelo de Difusão de Tecnologia, e último dia de evento, as estações abordaram os temas: Avaliação Genética e Programa de Melhoramento em Gado de Corte, Suplementação Mineral em Gado de Corte, Controle da Raiva na Zona Rural e Casqueamento de Equinos.

Nesta edição, o evento contou coma participação de 44 voluntários entre alunos bolsistas de extensão, de iniciação científica e de inovação; além de monitores, professores, discentes voluntários e funcionários da Fazenda Escola. O evento ofereceu almoço, espaço empresarial, café da manhã e café da tarde durante todos os dias do evento. A UFF também disponibilizou transporte para os participantes de ida e de volta para FECM, partindo de Niterói. O VI Encontro de Zootecnia contou com o público de 355 participantes. Além dos alunos da UFF, alunos de outras seis universidades participaram do evento: UFRRJ, Castelo Branco, Estácio de Sá, Anhanguera, Unigranrio e USS.

Segundo as fichas de avaliação, a maioria dos participantes avaliou os minicursos como excelentes. Em relação às estações dos módulos azul e amarelo, os participantes avaliaram-nas entre bom e ótimo, sendo que a estação de Casqueamento de Equinos foi avaliada como ótima por todos os participantes. O VI Encontro de Zootecnia contou com o apoio da UFF-PROEX, da Faculdade de Veterinária, da FAPERJ e do Conselho Regional de Medicina Veterinária - RJ, bem como dos palestrantes e de empresas colaboradoras: Biogênese Bagó, Cia do Leite, Agropecuária Parapeúna, LFA Lesaffre, DSM Tortuga e Guabi.